quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Educação e Sociedade (Isabel Alarcão)


Educação e Sociedade (Isabel Alarcão)

Escola reflexiva e nova racionalidade.

 Chave: Refletividade, contextualização, pessoalidade, cidadania e comunicação.

Para Alarcão a sociedade da informação como sociedade aberta e global, ela tem como idéia principal o problema de acesso á informação e a igualdade de oportunidade para não gerar a Info - exclusão.
  Ela também cita Morin “Só o pensamento pode organizar o conhecimento”, a educação também esta em crise, a escola mudou, não detém o monopólio do saber.

  Alarcão tem como foco o saber devemos saber o que faze e como, capacidade de aprender com o sucesso e com o erro, onde cada cidadão deve estar preparado para encontrar as informações necessárias, caso ela não possa ter acesso á informação e não tem um pensamento critico é independente, ele pode se manipulado e info – excluído.

 Para que o cidadão possa ter um papel critico, ele precisa desenvolver a competência da compreensão, e necessário lidar com a informação de modo rápido e reflexível, colocando em ação sua mente interpretativa, seletiva, sistematizada e criadora, a escola tem um papel central na informação e na criação de comunidade de aprendizagem.

 Ser aluno é ser aprendente. Ele tem que se convencer que e necessário ir a procura do saber, confiar no professor, mas é o aluno que tem que descobrir o prazer de ser uma mente ativo e não meramente receptiva.

 Temos um caráter construtivista, onde o professor de hoje tem de desenvolver algumas competências: criar, estruturar, e dinamizar situações de aprendizagem, autoconfiança.
 O professor precisa se recontextualizar na sua identidade e responsabilidade profissional.