terça-feira, 21 de abril de 2015

Brinquedos e Brincadeiras de Creches MANUAL DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Este manual tem a finalidade de orientar a seleção, a organização e o uso de brinquedos e brincadeiras nas creches destinadas especialmente a crianças com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses, com base nas recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC, 2009). Embora o universo de crianças com idade até 5 anos e 11 meses também seja objeto de atenção, a prioridade está sendo dada à educação das crianças menores que, historicamente, foram excluídas  do sistema público de educação.
 A introdução de brinquedos e brincadeiras na creche depende de condições prévias:
 1. Aceitação do brincar como um direito da criança;
 2. Compreensão da importância do brincar para a criança, vista como um ser que    precisa de atenção, carinho, que tem iniciativas, saberes, interesses e necessidades;
 3. Criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para brincadeiras e interações;
4. Desenvolvimento da dimensão brincalhona da professora.

Tais condições requerem o detalhamento de aspectos que emergem na prática pedagógica:
 Quais brinquedos selecionar e adquirir?
Em que quantidade?
Há certeza sobre sua qualidade?
 Como utilizá-los?
Como modificar e recriar o espaço físico para introduzir novos mobiliários, materiais e brinquedos?
Os interesses e necessidades das crianças de diferentes segmentos étnicos, sociais e culturais estão sendo contemplados?
Como é possível utilizar um conjunto de brincadeiras que seja, ao mesmo tempo, adequado individualmente e, também, a todo o agrupamento de crianças ?
Como acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico em conjunto com a família?
A creche oferece às crianças e a suas famílias o melhor em termos de serviços e materiais para a sua educação?
 A creche tem uma proposta curricular em que o brincar e a interação sejam contemplados?