quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

HIPÓTESES DE LEITURA  

São as idéias que as crianças têm a respeito do que está escrito e do que se pode ler.  
São as soluções que o aluno produz quando solicitado a interpretar um texto escrito por outra pessoa.  São de natureza conceitual (a escrita sendo objeto de conhecimento social, tudo a respeito dela precisa ser construído).  As idéias sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita.  
Há diferença entre a interpretação que o aluno faz da própria escrita (hipótese de escrita) e da escrita produzida por outras pessoas (hipóteses de leitura).   
A leitura que o aluno faz da sua escrita é, na verdade, uma explicitação ou uma justificativa da sua escrita  
Não existe hipótese de leitura silábica,pré-silábica(...)  
O conhecimento das hipóteses de leitura dos alunos não deve ser critério para classificá-los, mas estar a serviço de um planejamento de atividades que considere as suas representações e atenda as suas necessidades de aprendizagem 

ESTRATÉGIAS DE LEITURA  

São os recursos que todos os leitores, tanto os iniciantes como os competentes, usam para produzir sentido enquanto lêem um texto ou para descobrir sobre o escrito.  São de natureza procedimental, o que significa que são constituídas e desenvolvidas em situações de uso.  
Quanto mais atos de leitura e escrita os alunos realizam, mais eles avançam os seus conhecimentos sobre a própria leitura e sobre a escrita. 
 2 Ler ensina a ler e escrever. 
As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação. 
Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz. 
Fazemos inferências (dedução) daquilo que não está explícito no texto com base em outras leituras ou experiências anteriores. 
Buscamos confirmação durante a leitura através de informações contidas no próprio texto ou em nossas experiências (checagem). 
Ao ler, percebemos as palavras globalmente, selecionamos apenas os índices relevantes.