Ao desenvolverem-se competências, desiste-se de transmitir
conhecimentos? Quase que a totalidade das ações humanas exige algum tipo de
conhecimento, às vezes superficial, outras vezes aprofundado, oriundo da
experiência pessoal, do senso comum, da cultura partilhada ou da pesquisa
tecnológica ou científica.
São múltiplos os
significados da noção de competência. Aqui ela será definida como sendo uma
capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em
conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Assim é, por exemplo, que
conhecimentos bastante profundos são necessários para:
- Analisar um texto e reconstituir as intenções do autor;
- traduzir de uma língua para outra;
- argumentar com a finalidade de convencer alguém cético ou um oponente;
- construir uma hipótese e verificá-la;
- identificar, enunciar e resolver um problema científico;
- detectar uma falha no raciocínio de um interlocutor;
- negociar e conduzir projeto coletivo.
Existe um grande dilema com relação à função da Escola,
questiona-se se os alunos frequentam a escola para adquirir conhecimentos ou
para desenvolver competências. A competência pode ser definida como eficácia
para resolver um certo tipo de situação, alicerçando-se em conhecimentos. As
ciências cognitivas têm conseguido, progressivamente, distinguir três tipos de
conhecimentos:
- Conhecimentos Declarativos: descrevem a realidade sob a
forma de fatos, leis constantes ou regularidades;
- Conhecimentos
Procedimentais: descrevem o procedimento a ser aplicado para obter- se algum
tipo de resultado.(Conhecimentos metodológicos);
- Conhecimentos Condicionais: determinam as condições de validade dos
conhecimentos procedimentais.
- NOÇÃO DE COMPETÊNCIA
- ESQUEMAS E COMPETÊNCIAS
- O QUE ESTÁ EM JOGO NA FORMAÇÃO
- PROGRAMAS ESCOLARES E COMPETÊNCIAS
- PRÁTICAS DE REFERÊNCIA E DE TRANSPOSIÇÃO
- COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS
- TUDO DISCIPLINAR X TUDO TRANSVERSAL
- TRANSFERÊNCIA E INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS
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