HIPÓTESES DE LEITURA
São as soluções que o aluno produz quando solicitado a interpretar um texto escrito por outra pessoa. São de natureza conceitual (a escrita sendo objeto de conhecimento social, tudo a respeito dela precisa ser construído). As idéias sobre o que está escrito e o que se pode ler evoluem de acordo com as oportunidades de contato com a escrita.
Há diferença entre a interpretação que o aluno faz da própria escrita (hipótese de escrita) e da escrita produzida por outras pessoas (hipóteses de leitura).
A leitura que o aluno faz da sua escrita é, na verdade, uma explicitação ou uma justificativa da sua escrita
Não existe hipótese de leitura silábica,pré-silábica(...)
O conhecimento das hipóteses de leitura dos alunos não deve ser critério para classificá-los, mas estar a serviço de um planejamento de atividades que considere as suas representações e atenda as suas necessidades de aprendizagem
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Quanto mais atos de leitura e escrita os alunos realizam, mais eles avançam os seus conhecimentos sobre a própria leitura e sobre a escrita.
2 Ler ensina a ler e escrever.
As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.
Fazemos inferências (dedução) daquilo que não está explícito no texto com base em outras leituras ou experiências anteriores.
Buscamos confirmação durante a leitura através de informações contidas no próprio texto ou em nossas experiências (checagem).
Ao ler, percebemos as palavras globalmente, selecionamos apenas os índices relevantes.
Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.
Fazemos inferências (dedução) daquilo que não está explícito no texto com base em outras leituras ou experiências anteriores.
Buscamos confirmação durante a leitura através de informações contidas no próprio texto ou em nossas experiências (checagem).
Ao ler, percebemos as palavras globalmente, selecionamos apenas os índices relevantes.