Educação
e Sociedade (Isabel Alarcão)
Escola reflexiva e nova racionalidade.
Chave: Refletividade, contextualização, pessoalidade, cidadania e
comunicação.
Para Alarcão
a sociedade da informação como sociedade aberta e global, ela tem como idéia
principal o problema de acesso á informação e a igualdade de oportunidade para
não gerar a Info - exclusão.
Ela também cita Morin “Só o pensamento pode organizar o conhecimento”, a
educação também esta em crise, a escola mudou, não detém o monopólio do saber.
Alarcão
tem como foco o saber devemos saber o que faze e como, capacidade
de aprender com o sucesso e com o erro, onde cada cidadão deve estar
preparado para encontrar as informações necessárias, caso ela não possa ter
acesso á informação e não tem um pensamento critico é independente, ele pode se
manipulado e info – excluído.
Para que o cidadão possa ter um papel critico,
ele precisa desenvolver
a competência da compreensão, e necessário lidar
com a informação de modo rápido e reflexível, colocando em ação sua mente
interpretativa, seletiva, sistematizada e criadora, a escola tem um papel
central na informação e na criação de comunidade de aprendizagem.
Ser aluno é ser aprendente. Ele tem que se
convencer que e necessário ir a procura do saber, confiar no professor, mas é o
aluno que tem que descobrir o prazer de ser uma mente ativo e não meramente
receptiva.
Temos um caráter construtivista, onde o
professor de hoje tem de desenvolver algumas competências: criar, estruturar, e
dinamizar situações de aprendizagem, autoconfiança.
O professor precisa se recontextualizar na sua
identidade e responsabilidade profissional.