Aprendizagem Escolar e Construção do
Conhecimento
Porto Alegre. ARTMED
Educador
e escritor é professor de psicologia evolutiva e da educação, na faculdade de
psicologia da Universidade de Barcelona.
Os sujeitos aprendem com sessões de
manipulação livres. Ao observar as
atividades infantis de
exploração, descobre-se que a evolução não pode ser atribuída ao acaso, existe um fio condutor que empurra o
sujeito a empreender novas séries de manipulação.
O
problema fundamental imposto pelas
atividades espontâneas de
exploração é o caráter e o local das
atividades que dirigem a solução de problemas práticos, imediatos.
Impondo três níveis de
interação:
As atividades espontâneas – manipulação
de objetos, estruturados ao redor de um tema.
A
sessão de síntese – problemas que aparecem nas sessões de manipulação cuja
finalidade é provocar uma confrontação de idéias e opiniões.
Atividades propostas – que recolhem os
problemas que suscitaram mais interesses nas sessões precedentes
Atividades espontâneas
Sessões de manipulações livres
Os
problemas que as crianças abordam no discursos de suas manipulações não lhes
são impostos pelos adultos , mas escolhido por ele mesmo, o fato que merece ser
destacado é que a conduta de formação de hipóteses com verificação posterior
não aparece durante a atividade.
Durante a atividade
espontânea de exploração podemos distinguir:
Ø As condutas cuja finalidade é a
de identificação de um objeto;
Ø Indagar sobre a prioridade de um
objeto;
Ø Tentativa de indagar sobre todas
as ações;
Ø Indagar sobre o funcionamento do
objeto manipulado;
Ø Reprodução do aspecto externo
qualquer;
Ø
Aperfeiçoamento do objeto
reproduzido;
Não há como afirmar que uma destas
condutas possa ocupar um lugar mais elevado na hierarquia da exploração. A
única exploração possível é aquela dirigida aos objetos que se encontram em nosso meio ambiente dos quais, necessitamos obter informação.
Quando a criança seleciona
objetos, começa a utilizá-lo num contexto
tendemos a falar de jogo.
A criança procede a
identificação do objeto de explorar suas propriedades ou funcionamento, teremos a
tendência de falar de investigação.
Não parece distinguir
exploração e jogo.
Ambos
os aspectos podem ser apresentados indistintamente antes ou depois na seqüência
do processo exploratório que se pode ter a principio um aspecto lúdico e depois
investigativo sendo habitual um contínuo vai-e-vem entre ambos.
Conservação e resolução de problema; o valor
instrumental de uma conduta pré-operatória.
Quanto
mais aumenta a informação nas instituições escolares, menos se observa a
capacidade dos alunos no momento da utilização e de aplicar estas informações.
Quando
e de que maneira os processos intelectuais estudados pela a psicologia genética
intervém no comportamento efetivo do sujeito?
A
partir de pesquisas referenciada nas provas operatórias de Piajet , em que eram
propostas soluções de problemas, ao invés de resoluções das provas, pode se
chegar a algumas conclusões:
O
estudo da utilização do conhecimento não pode limitar a conteúdos do tipo
escolar, os conhecimentos adquiridos atrase dos processos de
ensino-aprendizagem continuam uma parte importantíssima da bagagem intelectual
do ser humano . Deve-se prestar atenção ás relações entre aptidão intelectual
das pessoas em um dado momento de seu desenvolvimento e de sua atualização.
Deve
se entender as atualizações das aptidões intelectuais, como reestruturação do
campo conceitual mas do que uma simples aplicação.
A NATUREZA E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NO
JARDIM DA INFANCIA
A analise das atividades do aluno nos conduz a analise
interatividade professor/aluno
Dimensões didáticas nas quais se situam as decisões e
atuações que são essenciais para a análise da interatividade.
1 – Finalidade educativa que se pretende alcançar com
a realização da tarefa
2 – Existência ou não de um saber específico ao redor
do qual organiza-se a totalidade da tarefa ou inclusive uma serie de tarefas
sucessivas.
3 - A maneira de como o educador planeja, organiza e
propõe a tarefa utilizada .
4 – Tipo de intervenção que faz durante a realização
da tarefa.
5 – No campo das atuações do aluno , o grau de
iniciativa que tem para escolher a tarefa e seu conteúdo.
6 – Grau de iniciativa do aluno na realização da
tarefa
7 – Estabelecer uma diferença entre segundo se exija
da criança que cumpra diretrizes de recepção, de execução ou de reprodução.
A
atividade funcional corresponde ao interesse do sujeito, da lugar a um máximo
de iniciativa do aluno na escolha das tarefas.
Considera-se que a
apropriação de um saber passa necessariamente por potenciar a atividade do
aluno.
ALGUNS PROBLEMAS PROPOSTOS PELA METODOLOGIA
OBSERVACIONAL: NÍVEIS DE DESCRIÇÃO E INSTRUMENTOS DE VALIDAÇÃO
Quando há observação direta do aluno e
do professor, há uma interação entre ambos.
O objeto de estudo da psicopedagogia é o
próprio sucesso de ensino-aprendizagem.
A sala de aula é um lugar para a
investigação observação. Não é estudando o fracasso que podemos chegar a
compreender o êxito, é necessário observar e analisar processos educacionais
que funcionam.
ESTRUTURA GRUPAL, INTERAÇÃO
ENTRE ALUNOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR.
A visão tradicional coloca que a
relação professor-aluno é decisiva para a promoção da aprendizagem.
O professor é o agente educacional por excelência e o aluno um receptáculo mais ou menos ativo
da ação transmissora do professor.
Atualmente, há provas de que a interação entre alunos deve assumir
um papel na construção das metas educacionais.
Tal
interação incide na :
Ø Socialização em geral;
Ø Aquisição de aptidões e
habilidades;
Ø Controle de impulso agressivo;
Ø Grau de adaptação às normas
estabelecidas
Ø Superação do egocentrismo;
relatividade progressiva do ponto de vista próprio;
Ø Nível de aspiração e
rendimento escolar.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Há três formas de organização social das
atividades:
Ø
A cooperativa
Ø
A competitiva
Ø
A individualista
Cooperativa – os resultados conseguidos por cada um dos
membros do grupo são benéficos para todos. A recompensa é compartilhada por
todos –
Competitiva - a obtenção de uma meta por um participante
exclui a obtenção dos outros participantes, apenas um membro recebe a
recompensa máxima, enquanto os outros recebem recompensas menores.
Individualista – não existe relação entre a obtenção das
metas por um membro e os outros, os resultados individuais determinam a
recompensa.
As experiências de aprendizagem de
natureza cooperativa favorecem as relações entre os iguais, sob aspectos da
simpatia, atenção cortesia e respeito mutuo, estendendo estes benefícios aos
professores e à escola.
As situações cooperativas são superiores
as competitivas no tocante ao rendimento e a produtividade dos participantes.
AÇÃO, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
EM SITUAÇÕES
EDUCATIVAS.
CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS
Desde o nascimento, as
relações interpessoais se constituem em uma função educacional de primeira
ordem, é assim também na escola, a relação professor aluno, precisa garantir um
contexto significativo para a execução das tarefas escolares, onde o aluno
possa inserir suas atuações e construir interpretações coerentes; adequar o
nível de ajuda ou de diretividade ao nível de aptidão dos alunos; avaliar
continuamente as atividades dos alunos e interpretá-las para conseguir um ajuste
ótimo da intervenção pedagógica.
Modelo de plano curricular
Um currículo norteado por princípios
psicopedagógicos, deve ter por objetivos:
Ø Levar
em conta estágios de desenvolvimento formulados da psicologia genética
Ø Considerar
os conhecimentos prévios
Ø A
partir do nível de desenvolvimento do aluno, mas não para se acomodar a ele, e
sim para faze-lo progredir através de sua zona de desenvolvimento proximal.
Ø A
realização de aprendizagens significativas
Considerar duas condições para realização de
aprendizagens significativas:
O conteúdo deve ser potencialmente significativo e
o aluno deve ter uma atitude favorável para aprender significativamente, isto
é, estar motivado para estabelecer relações entre o que aprende e o que já
sabe.
Garantir a funcionalidade da aprendizagem
relaciona-se com novas situações e novos conteúdos.
Diferenciação entre memória mecânica e
memória compreensiva
Levar o aluno a aprender a
aprender.
Buscar a modificação dos esquemas do conhecimento
do aluno, num processo de equilíbrio inicial –desequilíbrio – reequilíbrio
posterior.
Atividade construtiva do aluno não aparece como uma
atividade individual, e sim como parte de uma atividade interpessoal que a
inclui.